O iEducação elaborou este Painel da Consciência Negra para que você possa explorar aprendizagens de respeito, amor, igualdade e valorização em sala de aula.
O material é gratuito e você pode imprimir e montar a sua decoração para o dia 20 de novembro. É só clicar no botão laranja deste artigo, imprimir o PDF e montar, o painel possui 1.20m de largura e 84cm de altura.
Agora se você quer continuar ensinando as crianças sobre identidade e reforçar aprendizagens de valorização que tal um kit completo de atividades e recursos do iEducação para o PROJETO IDENTIDADE? Veja abaixo:
EU QUERO O PROJETO IDENTIDADEARTIGOS RELACIONADOS:
- Projeto Consciência Negra para os Anos Iniciais
- Lembrancinhas Consciência Negra
- Atividades sobre Consciência Negra na Educação Infantil
- Atividades Sobre Consciência Negra para o Fundamental 1
- Plano de Aula Consciência Negra Educação Infantil no Word
- Modelo de Relatório de Aluno que Facilita o Fim do Ano Letivo
- Avaliação da Aprendizagem
- Propostas de Natal para o Final do Ano
Painel da Consciência Negra com a Frase de Nelson Mandela
O Dia da Consciência Negra, uma data comemorativa celebrada em 20 de novembro, é um momento de levar reflexão pedagógica para a sala de aula. Para a construção de uma sociedade justa, precisamos abordar essa temática com as crianças desde cedo.
Foi por isso que criamos este painel, um modo visual de trazer conscientização sobre igualdade, equidade, respeito e muitas outras oportunidades de ensino que esta data permite!
Escolhemos uma frase em que Mandela afirma que o preconceito não é natural, mas aprendido. Isso nos dá a missão clara, de que podemos ativamente “ensinar a amar”, plantando sementes de respeito, empatia e igualdade para combater o racismo na sociedade.

Você pode imprimir o material e fixá-lo em sala de aula ou n pátio da escola. O material pode ser impresso em 16 folhas a4 (1.20m de largura e 84cm de altura), apresentando um tamanho grande.
Como montar o Painel sobre a Consciência Negra?
O painel da Consciência Negra é em tamanho grande e, para ser impresso foi dividido em 16 folhas A4, para montá-lo é só juntar as partes como se fosse um quebra cabeça. Veja:

Além do painel sobre a consciência negra, o material também acompanha alguns corações temáticos para que os alunos, professores e toda comunidade escolar possa escrever palavras e frases sobre o tema:


Gostou? Agora é só clicar no botão abaixo para acessar o arquivo completo:
BAIXAR PDF GRATUITOFrase Sobre a Consciência Negra
A frase escolhida para o painel do iEducação foi:

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela, Long Walk to Freedom (1994)
Mas existem outras frases que podem ser exploradas para essa data. Veja:
- “Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.” Martin Luther King Jr., Discurso “Eu Tenho um Sonho” (1963)
- “Se não houver luta, não haverá progresso.” Frederick Douglass, Discurso em Canandaigua, Nova York (1857)
- “A libertação de um povo não pode ser delegada a ninguém. Ela é realizada pelo esforço de todos os seus membros.” Harriet Tubman, Ativista abolicionista (século XIX)
- “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.” Bob Marley, Trecho da canção “War” (1976), inspirada em um discurso de Haile Selassie I.
Por que abordar o tema com as Crianças dos Anos Iniciais?
A infância é o terreno onde as primeiras percepções sobre o mundo e sobre o “outro” são semeadas. É nessa fase que as crianças começam a construir sua própria identidade e a notar as diferenças.
- Construção da Identidade
- Quebra de Estereótipos
- Formação Cidadã
Veja abaixo um vídeo educativo que você pode passar para as crianças aprenderem mais sobre a temática para o dia da Consciência Negra:
O desenho celebra a beleza e a identidade negra através dos cabelos de Zuri com uma reflexão educativa poderosa sobre representatividade e autoestima ensinando sobre amor próprio e aceitação das características únicas mostrando a força dos laços familiares na construção da identidade e confiança das crianças negras.

