Este Projeto Alimentação Saudável na Educação Infantil é completo e possui plano de aula completo para aplicação em sala de aula para explorar a educação alimentar nas escolas com muitos recursos visuais e atividades lúdicas e práticas.
Sabemos que as crianças aprendem melhor e mais rápido quando estão se divertindo, por isso o lúdico é muito usado para ensinar os pequenos, então elaboramos o kit completo com 100 Jogos pedagógicos para ensinar diversas habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais para o desenvolvimento integral na infância:
EU QUERO 100 JOGOS PEDAGÓGICOS- Alimentação Saudável para Crianças Com Atividades
- Rotina na Educação Infantil com Atividades
- Atividades de Higiene Pessoal para Educação Infantil
- Atividades de Higiene Bucal para Educação Infantil
- Plano de Aula Sobre Higiene Bucal Educação Infantil
Por Que Aplicar o Projeto Alimentação Saudável na Educação Infantil?
O projeto Alimentação Saudável na Educação Infantil é uma escolha educativa para que as crianças desenvolvam hábitos saudáveis para a vida inteira. Ao aprenderem sobre nutrição, as crianças aprendem a prevenir doenças como obesidade, diabetes e também melhoram o desempenho escolar.
Afinal, uma mente bem alimentada concentra-se melhor e tem mais energia para aprender e brincar. Portanto, ensinar nossos pequenos sobre escolhas alimentares saudáveis é essencial para garantir uma infância mais feliz e um futuro mais saudável. É um investimento no bem-estar deles que não podemos adiar.
Neste Projeto Alimentação Saudável do iEducação você pode baixar o planejamento completo e também os recursos visuais para ser usados em atividades lúdicas, interativas e práticas. Assim as crianças aprendem melhor e mais rápido quando são ativas no processo de ensino-aprendizagem.
Planejamento Semanal para o Projeto Alimentação Saudável na Educação Infantil
Veja abaixo nosso planejamento para trabalhar o tema Alimentação Saudável a semana inteira com as crianças da Educação infantil. É um plano completo com justificativa, campos de experiência, habilidades da BNCC, objetivos, conteúdos, metodologia e muito mais…
Tudo o que você precisa para a aplicação do projeto sem ter que passar horas elaborando materiais. O melhor é que você poderá baixar gratuitamente este material no botão ao final das imagens, mas se você quer explorar ainda mais essa temática, acesse:






Este é um planejamento semanal para a aplicação do projeto em 5 dias letivos e explorar ao máximo este tema, mas se você procura algo mais resumido, elaboramos também um plano de aula diário com essa temática! Veja:
Plano de Aula do Projeto Alimentação Saudável na Educação Infantil
Tema: Alimentação Saudável na Infância
Duração: 4 horas
Habilidades da BNCC:
EI01CG02: Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
EI01CG04: Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
EI02CG04: Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
EI02CG05: Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI01EO05: Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
Objetivos:
- Reconhecer a diferença entre alimentos saudáveis e não saudáveis.
- Desenvolver habilidades de classificação e organização ao montar um painel temático.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
Recursos:
- Atividades impressas sobre alimentação saudável do iEducação.
- Cartolinas grandes.
- Figuras de alimentos saudáveis e não saudáveis.
- Cola, tesoura (sem ponta) e materiais de arte para decoração.
- Painel para exposição dos trabalhos.
Metodologia:
- Introdução e Aquecimento (30 minutos):
- Comece a aula com uma conversa informal sobre os diferentes tipos de alimentos que as crianças gostam de comer. Pergunte quais alimentos elas consideram saudáveis e quais não.
- Apresente o objetivo da aula e explique que vão aprender mais sobre como escolher alimentos que são bons para a saúde.
- Atividade de Classificação (1 hora e 30 minutos):
- Distribua os recursos impressos do iEducação que incluem informações e imagens de diferentes alimentos.
- Peça às crianças que recortem as figuras de alimentos das folhas impressas.
- Divida a turma em grupos pequenos e entregue uma cartolina para cada grupo. Instrua-os a classificar e colar as figuras de alimentos em duas categorias na cartolina: saudáveis e não saudáveis.
- Montagem do Painel (1 hora):
- Após a classificação, cada grupo decorará sua cartolina com materiais de arte, criando um painel visual sobre alimentação saudável.
- Encoraje as crianças a serem criativas, usando cores e adicionais para fazer o painel mais atraente e informativo.
- Apresentação e Discussão (30 minutos):
- Cada grupo apresentará seu painel para a classe, explicando suas escolhas de classificação dos alimentos.
- Promova uma discussão sobre as escolhas alimentares e o impacto destas na saúde, baseando-se nas informações dos painéis.
- Reflexão e Encerramento (30 minutos):
- Conclua a aula com uma reflexão sobre o que aprenderam.
- Pergunte como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas diárias.
- Organize os painéis em uma área da sala de aula ou da escola para que outras turmas e professores possam ver o trabalho realizado, incentivando a discussão sobre o tema da alimentação saudável.
Avaliação: A avaliação será feita através da observação da participação ativa nas atividades, da capacidade de classificação correta dos alimentos e da qualidade das apresentações finais dos painéis. Avalie também a compreensão dos alunos sobre os benefícios dos alimentos saudáveis discutidos durante as apresentações.
Referências:
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
- MONTESSORI, Maria. A mente absorvente do bebê. Porto Alegre: Artmed, 2013.
- ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório sobre a situação mundial da infância 2016: Uma chance justa para cada criança. Nova Iorque: OMS, 2016.
- PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
- VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Atividades Lúdicas para o Projeto Alimentação Saudável
As atividades lúdicas do projeto Alimentação Saudável do iEducação engajam as crianças ativamente e tornam o aprendizado prazeroso e memorável. A experimentação e as experiências sensoriais permitem que elas toquem, cheirem e provem diferentes alimentos para enriquecer a compreensão sobre nutrição.
Essa estratégia incentivar a interação das crianças de maneira prática e divertida garante excelentes resultados na aprendizagem, pois sabemos que o ensino passivo limita essa interação direta e pode tornar o aprendizado abstrato e desinteressante. Então se você quer inovar suas aulas, pratique as indicações deste projeto!
Cartaz Sobre Alimentação Saudável para Montar com Cartolinas
o Projeto Alimentação Saudável na Educação Infantil possui também muitos recursos visuais para recortar e montar os cartazes e painéis sobre a saúde da alimentação. Imprima esses arquivos e entregue para as crianças recortarem para estimular, depois entregue duas cartolinas para fazer a separação do material.

Apresente todas as figuras e conversem sobre a importância de comer bem! distribua colas para que as crianças façam a separação correta e monte os cartazes separando bons alimentos dos ruins e depois incentive a apresentação do material produzido para o compartilhamento da aprendizagem.
E para valorizar o trabalho das crianças, faça uma exposição dos painéis pela escola para inspirar outros e promover hábitos saudáveis. Uma ótima maneira de aprender fazendo!
Jogos Educativos e Oficina de Culinária para Trabalhar o Projeto Alimentação Saudável na Educação Infantil
Os Jogos Educativos e as Oficinas de Culinária são opções de aprendizagem interativa onde convidamos as crianças a aprenderem por meio do lúdico e da experimentação para dar sentido aos ensinamentos.
As propostas para aplicação dessas estratégias estão no planejamento completo e no plano de aula sobre alimentação saudável. É só baixar o seu arquivo! Você terá, além do planejamento, todos os materiais propostos para a aplicação do projeto!

Materiais Incríveis não é? Agora é só clicar no botão abaixo e acessar seu arquivo para imprimir:
BAIXAR PDF GRATUITOJá baixou seu material? Veja a lista de aprendizagens que as crianças irão adquirir através das atividades propostas no projeto de alimentação saudável:
- Sensibilização para a Saúde Pública: Promover uma compreensão mais ampla sobre a importância da nutrição na saúde geral da comunidade escolar.
- Raciocínio Lógico e Científico: Entender o que faz bem e o que faz mal para a saúde.
- Contato com a Leitura e Escrita: Interagir com textos e figuras durante a classificação dos alimentos.
- Coordenação Motora Estimulada: Desenvolver habilidades ao cortar, colar e organizar as cartolinas.
- Habilidades de Expressão: Aprender a comunicar ideias e pensamentos durante as apresentações.
- Seguir Comandos: Praticar a atenção e obediência às instruções dadas durante a atividade.
- Respeitar Regras: Entender a importância de seguir as diretrizes da atividade em grupo.
- Hábitos Alimentares Saudáveis: Reconhecer alimentos saudáveis e fazer escolhas alimentares informadas.
- Trabalho em Equipe: Colaborar com colegas na montagem dos painéis e na realização das tarefas.
- Criatividade: Usar a imaginação na decoração e na apresentação dos painéis.
- Consciência Nutricional: Compreender os benefícios de uma dieta equilibrada e seus efeitos no corpo.
- Autoconfiança: Ganhar confiança ao apresentar trabalho e expressar opiniões.
Recursos Lúdicos para Potencializar o Ensino Infantil
Os Recursos lúdicos são ferramentas pedagógicas que usam o brincar para motivar e envolver as crianças no aprendizado. Essa estratégia lúdica é a aplicação intencional de jogos e atividades práticas para construir conhecimento, estimulando a criatividade e a curiosidade.
O cérebro infantil se beneficia dessas práticas porque a exploração e a descoberta criam conexões neurais sólidas, tornando a informação relevante e memorável. Durante a brincadeira, ocorrem interações sociais, desenvolvimento de habilidades motoras e emocionais, o que potencializa a compreensão de conceitos.
Por isso, sabemos que, aprender brincando possibilita maior retenção e desperta o interesse genuíno pela aprendizagem. Essa é a proposta dos 100 Jogos Educativos do iEducação! Um arquivo Completo com 100 oportunidades para desenvolver a cognição, habilidades matemáticas, motoras, socioemocionais e muito mais…

Mas se você ainda tem dúvidas e quer ver exemplos dos jogos, acesse: 100 Jogos Pedagógicos para Imprimir, Brincar e Aprender
Excelente projeto, amei vou desenvolveu nesse bimestre, obrigada minha linda 😍
😀 Obrigada Maria pelo feedback positivo! depois nos conte sua experiência com este projeto!