As fábulas infantis são preciosidades literárias, unindo educação, entretenimento e aconchego em cada conto. Apresentamos 5 fábulas de Esopo que trazem valiosas lições de valores, moral e ética. Não perca a oportunidade de ler essas histórias infantis para os pequenos.
Este momento fortalece o vínculo, desperta a curiosidade e estimula a reflexão. Ao final de cada fábula, uma nova aprendizagem, um novo mundo de possibilidades se abre nas histórias infantis. As crianças irão adorar e você também!
Separamos uma seleção de histórias infantis para você adquirir e ler para suas crianças. Veja nossa lista aqui, são centenas de opções que você pode explorar.
Fábulas Infantis: A Lebre e a Tartaruga
Participe do nosso grupo do WhatsApp e receba novidades, atividades, jogos educativos e recursos pedagógicos em PDF para imprimir!Uma lebre estava constantemente zombando da tartaruga por sua lentidão. Irritada com as provocações, a tartaruga decidiu desafiar a lebre para uma corrida. A lebre, confiante em sua velocidade, aceitou o desafio, pois não achava que a tartaruga pudesse oferecer qualquer competição.
No dia da corrida, a raposa foi escolhida como juiz e estabeleceu o percurso. A lebre e a tartaruga se posicionaram e, ao sinal de partida, a lebre partiu em disparada, deixando a tartaruga muito para trás. Sentindo-se confiante em sua vitória iminente, a lebre decidiu descansar sob a sombra de uma árvore e cochilou tranquilamente.
Enquanto isso, a tartaruga continuava avançando lentamente, mas com determinação. Ela não desistia e seguia seu caminho constante. Quando a lebre acordou e olhou para trás, viu a tartaruga se aproximando cada vez mais da linha de chegada.
Com um último esforço, a tartaruga cruzou a linha de chegada, vencendo a corrida. A lebre, surpresa e envergonhada por ter subestimado a tartaruga, aprendeu uma valiosa lição sobre arrogância e a importância da perseverança.
Fábulas Infantis: A Cigarra e a Formiga
Durante o verão, a cigarra passou seu tempo cantando e se divertindo, enquanto a formiga trabalhava arduamente, armazenando alimentos para o inverno. Ao ver a formiga trabalhando, a cigarra zombou dela e perguntou por que ela não aproveitava a vida como ela. A formiga respondeu que estava se preparando para os dias difíceis que viriam.
Chegou o inverno e a cigarra, sem ter se preocupado em se preparar, ficou com fome e frio. Ela decidiu então pedir ajuda à formiga. A formiga lembrou à cigarra que ela havia passado o verão cantando enquanto a formiga trabalhava e se esforçava para armazenar comida. A cigarra, arrependida de sua negligência, implorou por alimento.
A formiga, com pena da cigarra, deu-lhe um pouco de comida, mas também deixou uma lição: “Trabalhemos para nos livrarmos do suplício da cigarra, e não aturarmos a zombaria das formigas.”
Moral da história: É preciso trabalhar e se preparar para o futuro.
Fábulas Infantis: O Leão e o Rato
Um leão estava dormindo tranquilamente em sua caverna quando um rato acidentalmente passou por cima de seu rosto. O leão, irritado, acordou e segurou o rato com sua pata. Ele estava prestes a matá-lo quando o rato implorou por sua vida, prometendo retribuir a bondade do leão no futuro.
Comovido pelas palavras do rato, o leão decidiu deixá-lo ir. Algum tempo depois, o leão ficou preso em uma armadilha de caça. Ele lutava e rugia em desespero. Ouvindo os rugidos, o rato reconheceu a voz do leão e percebeu que era sua chance de retribuir o favor.
O rato correu até o local onde o leão estava preso e roeu as cordas da armadilha, libertando-o. Grato e surpreso com a ajuda do pequeno rato, o leão agradeceu e percebeu que até mesmo o menor ato de bondade pode ser recompensado.
Moral da história: Mesmo os pequenos atos de bondade são recompensados.
Fábulas Infantis: O Corvo e a Raposa
Um corvo negro estava voando sobre um campo de milho dourado quando viu uma raposa embaixo de uma árvore, desejando devorar o queijo que ele segurava em sua boca. A raposa, astuta e querendo enganar o corvo, elogiou sua beleza e graça, dizendo que nenhum pássaro poderia se comparar a ele desde que cantasse.
Lisonjeado pelos elogios, o corvo abriu o bico para cantar, mas acabou deixando o queijo cair no chão. A raposa, aproveitando o momento, pegou o queijo e comeu-o. Em seguida, ela disse ao corvo que ele era bonito, mas que também precisava de inteligência. O corvo ficou envergonhado e aprendeu uma valiosa lição.
Moral da história: A vaidade cega e nem todo mundo que nos elogia tem boas intenções.
Participe do nosso grupo do WhatsApp e receba novidades, atividades, jogos educativos e recursos pedagógicos em PDF para imprimir!Fábulas Infantis: O Cão e a Carne
Era uma vez um cão que estava atravessando um rio. Ele carregava na boca um suculento pedaço de carne. No entanto, ao olhar para a água do rio, viu a sombra da carne refletida, e ela parecia muito maior. Imediatamente, o cão largou o pedaço de carne que levava e mergulhou no rio para pegar a carne maior. Ele nadou, nadou, mas não encontrou nada, e ainda perdeu o pedaço que estava com ele.
Essa fábula ensina que a ganância pode levar à perda. O cão, tentado pela ilusão da carne maior na sombra, abandonou o que tinha e acabou ficando sem nada.
Moral da história: Devemos ser gratos pelo que temos e evitar ser enganados pelas aparências.
Acesse nossas redes: Instagram, Facebook, Pinterest, YouTube.
Tenho um grupo exclusivo no Facebook onde compartilhamos muitas coisas importante para o protagonismo da sua familia.
<- voltar para histórias infantis ou página inicial.
Muito interessante essas fábulas,rica em valores pra passar pras crianças.
Olá Eliene, tudo bem?
Verdade, é um excelente recurso para ensinar as crianças!
Nós temos também mais 10 fábulas disponíveis para baixar e imprimir, se quiser dar uma olhadinha é só clicar em: https://ieducacao.com/fabulas/