Quem nunca ouviu a lenda do Saci Pererê? Sem dúvidas as lendas folclóricas despertam muita curiosidade! E para usar essa curiosidade a favor do estímulo à leitura, preparamos as melhores Histórias do Folclore Brasileiro Para Ler com as Crianças.
Você pode baixar o PDF deste artigo, imprimir as histórias, estimular expressões artísticas com as crianças enquanto elas colorem os personagens e explorar a leitura dos pequenos e a compreensão textual.
Mas se quer potencializar ainda mais aprendizagens de interpretação e produções de textos, é só acessar o botão abaixo para ver mais de 200 atividades com gabaritos + Bônus exclusivos:
EU QUERO ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÕES TEXTUAISHistórias do Folclore Brasileiro Para Imprimir
O Folclore é o conjunto de tradições, lendas, mitos, crenças e costumes transmitidos oralmente por gerações, refletindo a identidade cultural do povo brasileiro.
Os personagens e as lendas do folclore brasileiro possuem influências indígenas, africanas e europeias. Não são verdadeiras, mas são exploradas para promover a diversidade cultural, estimular a imaginação e desenvolver a linguagem oral e escrita.
Por isso o iEducação elaborou este material com 10 lendas folclóricas para imprimir, ler e colorir! Todos os textos foram cuidadosamente adaptados para leitura infantil. Ah, e se você que explorar ainda mais essa temática folclórica, veja a lista abaixo:
ARTIGOS RELACIONADOS:
- Personagens do Folclore Brasileiro para Colorir
- Atividades do Folclore para Educação Infantil
- Lendas do Folclore Brasileiro para Imprimir
- Parlendas Divertidas
- Literatura de Cordel
- Cantigas de Roda
Lenda do Saci Pererê
O Saci-Pererê é um menino travesso de uma perna só, com gorro vermelho que lhe dá poderes. Ele adora pregar peças, como esconder objetos, assoviar forte e criar redemoinhos.

Lenda do Curupira
Curupira é o protetor das florestas amazônicas, com pés virados para trás e cabelos vermelhos flamejantes. Ele engana caçadores e lenhadores perdidos, emitindo assovios e criando ilusões para defender animais e plantas.

Lenda do Boto Cor-de-Rosa
O Boto Cor-de-Rosa transforma-se em um homem charmoso e elegante durante festas ribeirinhas na Amazônia. Ele seduz mulheres e volta ao rio como boto. É uma lenda de alerta sobre perigos noturnos, com raízes indígenas e influências europeias.

Lenda do Lobisomem
O Lobisomem é um homem amaldiçoado que se transforma em lobo nas noites de lua cheia, especialmente sextas-feiras. Ele ataca animais e pessoas, uivando e correndo incansavelmente. A lenda, de origem europeia adaptada ao Brasil.

Lenda do Boi Bumbá
O Boi Bumbá é uma festa folclórica amazônica baseada na lenda de um boi ressuscitado por pajés após ser morto por um escravo. Essa lenda envolve dança, música e disputa entre bois, simbolizando morte e renascimento, com influências indígenas, africanas e portuguesas.

Lenda do Boitatá
O Boitatá é uma cobra flamejante com olhos de fogo que protege as matas contra incêndios e malfeitores. A lenda indígena alerta sobre preservação ambiental e pune quem queima florestas desnecessariamente.

Lenda da Iara
A Iara é uma sereia linda com cabelos longos que vive nos rios da Amazônia! Ela canta uma música mágica para atrair pescadores e levá-los para o fundo da água.
Vem das histórias tupi e nos avisa sobre os perigos dos rios. Que voz encantadora, mas perigosa!

Lenda da Cuca
Cuca é uma bruxa velha e feia com forma de jacaré que rapta crianças desobedientes à noite. Ela as leva para sua caverna para cozinhar. Popularizada em canções de ninar, a lenda africana-portuguesa serve para explicar os medos noturnos.

Lenda da Vitória Régia
A Vitória Régia é sobre a indiazinha Naiá, que amava tanto a lua que viu o reflexo da lua no rio e pulou na água para abraçá-la e se afogou. A lua (Jaci) compadeceu-se e transformou Naiá em uma flor grande e bonita que abre à noite!
Essa lenda tupi explica a planta da Amazônia e fala de amor impossível. Que flor mágica!

A Lenda da Mula Sem Cabeça
A lenda da Mula Sem Cabeça fala de uma mulher que errou feio e virou uma mula sem cabeça, cuspindo fogo! Ela galopa fazendo barulho nas noites de quinta para sexta.
Vinda de Portugal, essa lenda nos ensina a não fazer coisas ruins.

Gostou do material? Então já acesse seu arquivo completo:
BAIXAR PDF GRATUITOComo trabalhar as Lendas do Folclore Brasileiro nas Escolas?
Trabalhar as lendas do folclore brasileiro nas escolas é uma forma divertida de valorizar nossa cultura e incentivar a leitura desde cedo. Usar recursos lúdicos e interativos como esses do iEducação ajuda a despertar a imaginação e o pensamento crítico das crianças.
Você sabia que, com o apoio do Programa Cantinho da Leitura, do governo federal, as escolas podem receber recursos materiais e espaços adequados para enriquecer essas experiências?
Assim, os anos iniciais ganham projetos de leitura mais atrativos e eficazes, tornando o aprendizado mais significativo e prazeroso para todos. Agora se você quer uma dica na prática, veja a cessão cinema na educação infantil:
Seção Cinema Folclórico com a Educação Infantil

Além de todos os recursos artísticos de pintura e leitura do iEducação, o que você acha de preparar uma seção Cinema na sala de TV para explorar o tema folclore com as crianças? É um modo visual de aprendizagem que tenho certeza de que vão gostar!
Separamos um vídeo animado e divertido que conta as lendas do folclore de um jeito mágico e encantador para as crianças, veja:
Índice de conteúdos
Quais são as histórias do folclore brasileiro?
O folclore brasileiro inclui lendas como Saci-Pererê, Curupira, Boto Cor-de-Rosa, Lobisomem, Boi Bumbá, Boitatá, Iara, Cuca, Vitória Régia e Mula Sem Cabeça, misturando tradições indígenas, africanas e europeias.
Quais são 5 personagens do folclore brasileiro?
Cinco personagens do folclore brasileiro são: Saci-Pererê, um menino travesso; Curupira, guardião das florestas; Iara, sereia sedutora; Boto Cor-de-Rosa, encantador de mulheres; e Cuca, bruxa assustadora.
Qual é a história mais popular do folclore?
A lenda do Saci-Pererê é a mais popular do folclore, com um menino de uma perna só, gorro vermelho, que faz travessuras como esconder objetos e criar redemoinhos, encantando gerações.
Como o saci perdeu a perna?
Na lenda, o Saci-Pererê perdeu a perna lutando capoeira. Segundo os contos indígenas e africanos, isso o tornou ágil e travesso, pulando em uma perna só.
Qual é a brincadeira folclórica mais popular no Brasil?
A amarelinha é a brincadeira folclórica mais popular no Brasil. As Crianças pulam em quadrados desenhados no chão, seguindo regras simples, promovendo diversão e equilíbrio, com raízes em tradições antigas.
Quais são os 7 mitos populares?
Os sete mitos populares são: Saci-Pererê, Curupira, Boto Cor-de-Rosa, Lobisomem, Boitatá, Iara e Mula Sem Cabeça, representando lendas que misturam elementos indígenas, africanos e europeus do folclore brasileiro.