Os métodos de alfabetização são estratégias didáticas utilizadas para ensinar crianças a ler e escrever. Confira a seguir métodos de alfabetização >>>
O método alfabético é baseado no aprendizado das letras do alfabeto e seus sons. uma vez que a criança saiba como cada letra soa individualmente, ela possa combiná-las para formar palavras.
No método fônico, a criança aprende os sons das letras e como combiná-los. Ao ensinar a palavra “casa”, o educador ensinaria o som de cada letra e, em seguida, mostraria como combiná-los.
O método silábico envolve o aprendizado de sílabas para formar palavras. A criança aprende as sílabas básicas, como ‘ba’, ‘be’, ‘bi’, ‘bo’, ‘bu’, e então as usa para formar palavras como “bola” ou “bala”.
A palavração baseia-se no aprendizado de palavras inteiras em vez de letras ou sílabas. Na palavra “cachorro”, a criança tem que reconhecer toda a palavra, em vez de dividir em letras ou sílabas.
Palavras dentro do contexto de uma sentença. Por exemplo, a frase “O gato está na cama” ajudaria a criança a aprender as palavras ‘gato’, ‘está’ e ‘cama’ dentro de um contexto significativo.
O método global enfatiza a compreensão geral do texto. Por exemplo, a criança pode usar uma imagem em uma página de livro para ajudar a entender a história, em vez de depender exclusivamente do texto.
Sistemas Integrados de Metodologias Alfabetizadoras avalia primeiramente as condições físicas, cognitivas, emocionais e sociais das crianças.
Entendemos que uma criança que está em déficit na saúde, com fome, com sono, cansada, doente… Tende a apresentar dificuldades de aprendizagem que muitas vezes não decorrem de distúrbios de aprendizagem.
Segundo o método SIMA, que abrange não só o cognitivo, mas sim todas as esferas do ser humano, preparando-o apara as aprendizagens.
Para ensinar uma criança a ler e escrever é fundamental que a família esteja no papel principal na educação dos filhos.
O método SIMA reconhece a instituição familiar como um todo na aprendizagem da criança, pois elas estão a aprender a todo instante desde a gestação.
Através do engajamento com atividades práticas, simples do dia a dia e materiais sensoriais, as crianças aprendem conceitos abstratos de maneira concreta e intuitiva. Clique abaixo para saber mais.
O “melhor” método para ensinar e alfabetizar uma criança é aquele que valoriza e respeita sua individualidade, atende às suas necessidades e habilidades, utiliza a consciência fonológica... continue >
...como uma ferramenta fundamental de aprendizagem, envolve os pais no processo de aprendizagem, e é suficientemente flexível para se adaptar ao desenvolvimento contínuo da criança.
Sentindo-se perdido na educação dos filhos? Confira estratégias eficazes embasadas na ciência. Entenda, conecte-se e transforme o relacionamento com seus filhos. Torne-se o guia que eles precisam.